O SENTIMENTO DE CULPA
- Anderson Alves
- 28 de set. de 2020
- 2 min de leitura

A culpa é um sentimento, atualmente, comum para muitos pais. Vivemos uma busca diária pela perfeição que é extremamente difícil de lidar!
O resultado disso é que acabamos frustrados e sem forças para prosseguir!
Cada família adota a rotina que é possível e, com isso, precisamos aprender a respeitar o outro, pois, na maioria das vezes, a cobrança exagerada ocorre entre os próprios pais e amigos! A comparação entre os filhos, rotina e dia a dia são inevitáveis e geram muita culpa.
Pais culpados não conseguem estabelecer um bom diálogo com os filhos, acabam transmitindo uma educação vacilante. Além de também permitir que ajam com permissividade, o que também não é legal Os pais devem, constantemente, olhar para si mesmos com o objetivo de resgatar a confiança, pois é muito importante a presença de pais com firmeza. Daí a importância de você papai e mamãe se conhecer.
É possível estar próximo dos filhos mesmo distante. Como? Vamos lá...
1) Seja otimista: aceite a sua realidade e agradeça pelo seu trabalho e rotina.
2) Reflita sobre o que aconteceu e use a experiência para fazer algo diferente.
3) Estabeleça uma conversa com seus filhos, tenha um bom diálogo com eles.
4) Aceite que os pais também podem e devem aprender!
5) Priorize a qualidade e não a quantidade!
6) Crie algo que possa aproximar vocês (pais e filhos) mesmo que seja simples ou passageiro, por exemplo: compartilhe um objeto importante para vocês (como se fosse um “amuleto”); faça uma refeição juntos e/ou passeio, mande fotos ou mensagens carinhosas ao longo do dia. Seus filhos irão adorar. Principalmente em vídeo bem emocionante. Experimenta fazer isso.
Entenda que o sentimento de culpa afasta! Te convido a mudar isso. O que acha disso?
Comments